Na Umbanda o uso das flores é muito importante, tendo sido iniciado com a própria religião.
O evento da criação da Umbanda, pelo médium Zélio de Morais em 1908, começou com ele levantando, no meio de uma sessão espírita e falando: "Aqui está faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando com uma flor, que colocou no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíri...tos que se diziam pretos velhos e índios.
Nos Terreiros Umbandistas, o ponto focal é o Congá, altar profusamente enfeitado com flores, que simbolizam a energia dos diferentes Santos e Orixás. A energia que emana das flores (bioplasma) torna o ambiente fluidicamente harmonizado, favorecendo a atuação das Entidades que a manipulam e potencializam. Desta maneira, as flores auxiliam na condensação e expansão de energias.
Quando se fala que determinada flor é consagrada a um Orixá, o que se quer dizer na verdade é que essa flor oferece condições para tornar mais eficaz a manipulação energética para determinado fim, na energia correspondente daquele Orixá.
Na consulta individual, a manipulação energética de determinada flor é direcionada para o problema específico do consulente, levando em consideração o tipo de questão e as características da flor.
A flor manipulada pelo Guia e entregue ao consulente será a continuidade da energia trabalhada no Terreiro, como se fosse um remédio prescrito e que será ministrado no decorrer dos dias, através de vibrações, enquanto essa planta permanecer viva. Vale lembrar que uma postura moral adequada, orações e mentalizações poderão facilitar a absorção desses fluidos positivos. A flor também funcionará como um para-raio, sugando energias negativas do ambiente e devolvendo-as já positivadas.
Além disso, as flores são utilizadas com muita freqüência nas oferendas e nos banhos de proteção.
Quando recebemos por intermédio de uma Entidade uma flor, devemos recebê-la, tratá-la e utilizá-la de forma bastante especial e acima de tudo com respeito pelo o que ela representa, já que ali se encontra concentrada enorme carga fluídica, que além de promover benefícios a quem recebe, irá espraiar-se no ambiente onde ela for colocada.
Utilize as flores com sabedoria, pois simbolizam a grande ajuda que o Plano Espiritual procura nos entregar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário