A fé é um sentimento instintivo que nasce com o espírito, mas precisa ser trabalhada como os demais atributos. Ela atinge a sua plenitude em indivíduos mais evoluídos.
Ela é desenvolvida de uma forma lenta e suave. Para isso é preciso vontade e determinação. Portanto, Ogum concretiza a nossa fé.
A fé é um atributo de Oxalá. Este rege a nossa coroa, a nossa conexão com a espiritualidade e a fé.
A fé não é uma muleta ou uma troca. Ela precisa estar dentro de nós e bem desenvolvida. Porque a fé nos faz entender o porquê das coisas, que tudo tem o seu lugar. As grandes tragédias não são castigo, mas ferramentas de crescimento.
A fé aperfeiçoada é a confiança de que tudo está justo e certo.
O ser humano de fé não é crédulo e nem fanático. A fé cega é cego conduzindo cego. Ela precisa ser raciocinada e trabalhada dentro de nós. Ao ampliarmos nossa consciência na fé, sentiremos uma inefável serenidade íntima porque conseguimos entender perfeitamente que o universo todo está como deve ser, não existe atraso nem erro, somente a manutenção e a segurança do poder divino garantindo essa estabilidade que o aperfeiçoamento de suas criaturas e criações. É Oxalá em nós.
Fonte: "Renovando Atitudes" de Hammed por Francisco do Espírito Santo Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário